Skip to content
março 21, 2009 / pneto

1623 – Wilhelm Schickard – Primeira Calculadora Mecânica


Em 1623 Wilhelm Schickard construiu a primeira calculadora mecânica e assim, tornou-se o pai da era da computação. Como sua máquina utilizava técnicas como engrenagens inicialmente desenvolvidas para relógios, ela foi também chamada de ‘relógio calculador’. Ela foi colocada em uso prático por seu amigo Johannes Kepler, que revolucionou a astronomia.

Wilhelm Schickard (22 de abril de 1592, Herrenberg, Alemanha23 de outubro de 1635, Tübingen) foi professor de hebraico e Astronomia na Universidade de Tübingen, onde estudou até 1613 e cursou Teologia e Línguas Orientais.

Em 1613 foi nomeado Ministro Luterano, cargo que ocupou até 1619, quando passou a exercer o de professor de Hebraico na Universidade de Tübingen, onde lecionou tanto o hebraico quanto aramaico. Em 1631 passou a lecionar Astronomia.

Inventou numerosas máquinas, como por exemplo uma para o cálculo de datas astronômicas e outra para gramática hebraica. Outro campo onde realizou progressos foi na cartografia, onde mostrou como produzir mapas muito mais exatos que os disponíveis na época. Foi hábil entalhador de madeira e renomado gravador de placas de cobre.

Schickard é considerado como o primeiro a construir uma máquina de calcular mecânica (utilizada por Johannes Kepler) capaz de realizar as 4 operações básicas. Foram encontradas algumas cartas suas enviadas a seu a amigo Kepler em 1624, acompanhadas de vários esboços, onde explica o desenho e o funcionamento de uma máquina que havia construído e que que chamou de “relógio calculador”. Explicava nela que havia mandado construir um exemplar da máquina para ele, mas que fora destruída em um misterioso incêndio noturno ocorrido em sua casa, juntamente com alguns outros pertences. Morreu acometido de peste em 24 de outubro de 1635.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: