Skip to content
junho 12, 2008 / pneto

O BI e a Análise do Ambiente – João Sidemar Serain – B. Intelligence

O BI e a Análise do Ambiente – João Sidemar Serain – B. Intelligence: “O BI e a Análise do Ambiente
A Análise do Ambiente é o processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua missão. Tomemos como exemplo uma ostra.
Um pequeno grão de areia invade seu interior, e por algum tempo ela precisa conviver com aquele ser estranho dentro de si, o que deve provocar certo desconforto, mas com o passar do tempo, aquilo que antes era um grão de areia, transforma-se numa valiosa pérola.
Neste caso vemos que um fator externo agiu sobre a ostra, transformando uma ameaça em uma oportunidade. Este é um caso simples, mas que podemos trazê-lo para o mundo dos negócios.
Para os que temem mudanças, Peter Drucker adverte: ‘Mudanças são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças por muitos executivos – mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade – para fazer algo de diferente, algo de novo e, acima de tudo, para fazer algo melhor, algo mais produtivo e lucrativo’.
As oportunidades podem estar em qualquer lugar e surgir a qualquer momento. São janelas que se abrem por certo tempo e se fecham rapidamente. Isto pode acontecer tanto em nossas vidas como também dentro das empresas.”
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: