Skip to content
janeiro 3, 2008 / pneto

Pintura – A montanha de Saint Victoire, de Paul Cézanne – Ricardo Noblat: O Globo Online

Pintura – A montanha de Saint Victoire, de Paul Cézanne – Ricardo Noblat: O Globo Online: “‘A montanha de Saint Victoire’ (1904-6) é uma das mais famosas telas do pintor Paul Cézanne. Saint Victoire, que ficava perto de sua casa, exerceu grande atração no artista. Ele a representou em torno de 60 vezes, por diversos ângulos, entre desenhos e pinturas.
A pintura de Cézanne é uma elaboração bastante consciente. Aqui, o artista edificou a paisagem de forma arquitetônica. Aplicou a tinta em pequenas partes que se encontram em amplas áreas de cor, e elas constroem as figuras e estruturam a composição.
Cada parte tem uma função na composição, por exemplo, a profundidade é sugerida pelas variações tonais e de cor. O mesmo ocorre com as formas. A montanha distingue-se e descola-se do céu graças às diferenças entre os azuis. À frente dela, abre-se uma superfície na qual, ao mesmo tempo em que a cor mostra-se fragmentada, o colorido integra-se em um todo plenamente articulado. No céu, chega um pouco do verde da vegetação, e os seus cinzas e azuis espalham-se pela montanha.
Conheça um pouco mais sobre a obra de Cézanne aqui”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: