Skip to content
janeiro 3, 2008 / pneto

Pintura – A Leiteira , de Johannes Vermeer – Ricardo Noblat: O Globo Online

Pintura – A Leiteira , de Johannes Vermeer – Ricardo Noblat: O Globo Online: “‘A Leiteira’ (1658-60) é uma das mais importantes obras do pintor holandês Johannes Vermeer. Nela, Vermeer retrata um instante do cotidiano de trabalho de uma camponesa em seu ambiente próprio. A cena é comum e a clara quietude do ambiente é o elemento responsável por dar vida a tudo que nele encontramos.
A camponesa está absorta em sua tarefa que, certamente, é diária. A intimidade da rotina é revelada pela tranqüilidade com que a ação acontece. Inexiste qualquer elemento dinâmico na composição. A camponesa é uma figura serena, segurando delicadamente uma jarra com leite. A luz chega pela janela e banha todo o ambiente, estendendo um brilho ao conjunto.
Nesta pintura, Vermeer usa empastes densos, com a tinta espessa e granulosa e a técnica do pontilhado (pequenos pontos de cor). A perspectiva interior é bem desenhada em sua geometria, assim como a dos objetos, revelando uma nítida organização espacial bem elaborada no encontro das formas. A mesa, os pães, as cerâmicas e a mulher compõem um conjunto harmônico, nas cores e nas formas.
Saiba mais sobre Vermeer e sua obra aqui”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: